Confira os cases empresariais e trabalhos científicos com apresentação oral na programação do Simpósio

Foram selecionados os cases empresariais e trabalhos científicos que entrarão na grade de programação do 10º Simpósio de Qualidade Ambiental com apresentação oral nos auditórios do evento. Confira:

 

Dentre os escolhidos, 16 trabalhos terão sua apresentação no dia 20/10 (quinta-feira), entre 9h e 13h, no Auditório Anexo, são eles:

 

- Isolamento de bactérias produtoras de ácido-indol-acético as raízes de Glycine maz (soja) do centro-oeste do Rio Grande do Sul.

 

- Calculadora da pegada hídrica residencial.

 

- Gerenciamento de resíduos em laboratórios de cultura de tecidos vegetais: estudo de caso no núcleo de biotecnologia vegetal da UERJ.

 

- A logística reversa como instrumento de gestão ambiental: estudo de caso em uma empresa de embalagens plásticas do Vale do Caí.

 

- Reciclagem de vidro laminado: uma análise da viabilidade de aplicação na indústria de revestimento cerâmicos.

 

- Caracterização e toxicidade das frações grossa e fina do material particulado atmosférico na região do Vale dos Sinos.

 

- A influência da economia na geração e qualidade de resíduos sólidos e seus impactos na destinação final e na renda dos catadores e associações.

 

- Práticas de logística reversa de sucatas metálicas não-ferrosas em uma indústria automobilística - um estudo de campo.

 

- Síntese e caracterização de zeólitas obtidas a partir de cinzas volantes do carvão de candiota.

 

- Avaliação da fitotoxicidade de solos contaminados com resíduos petroquímicos após processo de biorremediação.

 

- Alta eficiência na filtração tangencial de particulados de carvão em filtros de manga.

 

- Avaliação da incorporação de resíduo termofixo para a produção de palmilha de montagem.

 

- Análise da viabilidade de substituição do óleo mineral isolante pelo óleo vegetal isolante na fabricação de transformadores: estudo de caso.

 

- Monitoramento ambiental de bacias hidrográficas com cultivo de eucalipto.

 

- Aplicação da fotocatálise como pós tratamento para redução de toxicidade de efluente têstil avaliado por bioensaios utilizando Artemia salina.

 

- Estudo do aproveitamento de resíduos avícola e lácteo na biodigestão anaeróbia: estabilidade do biofertilizante e biogás produzido.

 

Cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos, com preparação de PPT com formatação livre, desde que respeite o tempo limite estipulado. Indicamos a presença dos apresentadores junto à organização do evento, no dia 20, às 8h.

 

 

Já às 16h do dia 20/10, sreão apresentados no Auditório Principal do evento, os seguintes cases e trabalhos:

 

TRABALHOS TÉCNICOS

 

-Desenvolvimento de plataforma colaborativa reverse para democratização do acesso às informações sobre logística reversa no Brasil.

 

- Precipitação e aporte de nutrientes em reservatório tropical destinado ao abastecimento público de água.

 

- Aplicação de uma fração de resíduos shredder na fabricação de tijolos

 

- Evolução histórica da disposição final de resíduos sólidos urbanos no estado do Rio Grande do Sul visando o atendimento às metas dos planos nacional e estadual de resíduos sólidos.

 

CASES EMPRESARIAIS

 

- Implementação de produção mais limpa em uma panificadora e confeitaria através do projeto extensão produtiva e inovação.

Apresentadora: Barbara Maria Fritzen Gomes

 

- Redução e destinação de resíduos de uma indústria de processamento de pedras de granito e mármore.

Apresentador: Ademir Anildo Dreger.

 

Cada apresentação terá duração máxima de 15 minutos, com preparação de PPT com formatação livre, desde que respeite o tempo limite estipulado. Indicamos a presença dos apresentadores junto à organização do evento, no dia 20, até às 14h.

 

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • PUC - Av. Ipiranga, 6681 - Partenon - Porto Alegre/RS
  • Fone (51) 3320-3500
  • www.pucrs.br