O segundo painel dentro da programação do 11º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental teve como tema a Gestão do conhecimento e proteção ambiental e mediação do professor Juliano Gimenez.
O engenheiro Eduardo Giugliani abordou a Gestão do Conhecimento, destacando a necessidade de bases de dados integradas e informação de base, como um incentivo à formação profissional. Giugliani destacou também as tendências da gestão do conhecimento na proteção ambiental e os tipos e arranjos de conhecimento. Sobre a proteção ambiental, o engenheiro ressaltou a exigência da articulação de conhecimentos táticos e da necessidade de conhecimentos multi, inter e transdisciplinares.
Vikas Kumar deu início a sua palestra sobre Inteligência artificial na análise de risco ambiental questionando o público. “Como definir a inteligência de alguém?”. Kumar abordou os processos de aprendizado e sistemas de inteligência, redes neurais e as oportunidades e desafios do big data. “A cada 2 anos dobra a quantidade de dados armazenados. Como gerar conhecimento com toda essa informação?”.
Encerrando o painel, o engenheiro Thiago Rodrigues com o tema Pensamento do Ciclo de Vida: gestão da informação para sustentabilidade, onde abordou a gestão dos recursos naturais e a conservação dos ecossistemas e destacou a importância da informação ser utilizada para o bem comum. “Uma reflexão é como vamos conseguir dar o devido valor à informação ambiental?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *